CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:

Encontro Técnico:

Estruturação, Organização e Gerenciamento do Departamento de Licitações e Compras Municipais



22/01 a 24/01

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Transmissão AO VIVO

(pela Internet)


Motivos para você participar deste treinamento

Conteúdo

Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Encontro Técnico: Estruturação, Organização e Gerenciamento do Departamento de Licitações e Compras Municipais

Regularidade

O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.

Metodologia e Didática

Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.

Consultoria

Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.

Instrutores de alto nível

Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.

Certificação

Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.

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Conteúdo Programático

Dia 22/01 - Quarta-feira, de 13:30 às 17:30hrs


MÓDULO I – Estruturação e Organização do Departamento de Licitações e Compras



. Diagnóstico inicial das necessidades e prioridades:

a. Mapeamento de demandas por bens e serviços.

b. Inventário das contratações vigentes e planejamento de novas aquisições.

. Estrutura organizacional e administrativa:

a. Designação de responsabilidades: pregoeiro, equipe de apoio e gestor de contratos.

b. Implantação de manuais de procedimentos e rotinas operacionais.

. Ferramentas para suporte administrativo:

a. Sistemas de gestão de compras públicas (como ComprasNet ou outros).

b. Integração com setores de planejamento, financeiro e jurídico.



Dia 23/01 - Quinta-feira, de 08:00 às 12:00hrs

           

MÓDULO II – Planejamento Estratégico para Licitações e Compras no Primeiro Ano de Mandato



. Elaboração do Plano de Contratações Anual (PAC):

a. Identificação e priorização das aquisições essenciais para a gestão municipal.

b. Adequação ao orçamento e às metas definidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

. Definição de estratégias de compras:

a. Centralização versus descentralização das aquisições.

b. Compras emergenciais e planejamento para evitar contratações de urgência.

. Atividade prática:

a. Construção de um esboço do PAC com base em cenários municipais fictícios.

Dia 23/01 - Quinta-feira, de 13:30 às 17:30hrs


MÓDULO III – Aspectos Legais e Procedimentais das Licitações no Início do Mandato



. Fase preparatória:

a. Definição do objeto, pesquisa de mercado e estimativa de preços.

b. Elaboração de termos de referência e projetos básicos.

. Modalidades de licitação e suas aplicações práticas:

a. Concorrência, pregão, convite e outras modalidades previstas na Lei nº 14.133/21.

b. Contratações diretas: requisitos para dispensa e inexigibilidade.

. Exigências editalícias e critérios de julgamento:

a. Transparência, igualdade e sustentabilidade.

b. Elaboração de editais claros e objetivos.

. Atividade prática:

a. Análise de um edital fictício para identificação de possíveis falhas.



Dia 24/01 - Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs


MÓDULO IV -  Gerenciamento e Monitoramento das Compras e Contratos Públicos



. Gestão e fiscalização dos contratos:

a. Atribuições do fiscal e do gestor de contratos.

b. Garantias contratuais e sanções em caso de descumprimento.

. Monitoramento e controle das aquisições:

a. Indicadores de desempenho para avaliar a eficiência do departamento.

b. Relatórios periódicos e prestação de contas.

. Ferramentas de compliance e controle interno:

a. Boas práticas para evitar apontamentos pelos órgãos de controle.

b. Checklist para auditorias internas no setor de compras e licitações.

. Atividade prática:

a. Desenvolvimento de um plano de monitoramento para um contrato.

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Palestrante

Carlos Tiago Jorge de Azevedo


• Mestrando em Direito pela FDSM

• Consultor com mais de 17 anos de experiência com gestão pública municipal

• Mais de 3.500 horas de palestras sobre contratações públicas, controladoria e planejamento municipal

• Já foi secretário de planejamento e desenvolvimento econômico

• Já foi chefe de gabinete na câmara municipal de Belo Horizonte

• Bacharel em Ciências Sociais pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), com ênfase em Ciência Política;

• Estudou Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Beira Interior - UBI - Covilhã - Portugal;

• Professor/Autor de Microfundamento: Gestão de Captação de Recursos e Investimentos - PUC-MG.

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Curso Transmitido Ao Vivo


Dentro de um ambiente virtual, nossos alunos terão:


 Aulas com transmissão Online Ao Vivo;

 Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;

 Material didático online direcionado e atualizado;

 Envie suas dúvidas para a equipe de suporte

Aulas gravadas disponíveis por 30 dias após o curso.

(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)


Informações:


(31) 2531-1776

Carga horária: 16 horas/atividade

  • Material de apoio personalizado Digital;
  • Certificado de participação;
  • Plataforma interativa;
  • As aulas ficam 30 dias disponíveis, após a realização do curso.

Solicite o valor de investimento.

Nosso Setor Comercial:

(31) 2531-1776

Responsáveis:

Fernando Lemos - fernando.lemos@plenumbrasil.com

Débora Dos Santos - debora@plenumbrasil.com

Kelly Carolina - kelly@plenumbrasil.com


O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:




Plenum Gestão LTDA



Banco do Brasil

Agência: 3609-9

Conta Corrente: 39176-0






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*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.

Depoimentos

José Emi de Moura

Câmara Municipal Vespasiano

Fernando Maia

Câmara Municipal Sarzedo

Política de cancelamento


O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.


O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.



Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.

Dados da empresa e informações importantes


Razão Social: Plenum Gestão LTDA

Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033

CNPJ: 41.209.777/0001-48

Tels: 31 2531-1776, 31 2531-1750

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