CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:
Curso Prático:
Revisão e Elaboração do Plano de Contratação Anual - PCA
05/12 e 06/12
Motivos para você participar deste treinamento
Conteúdo
Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Curso Prático: Revisão e Elaboração do Plano de Contratação Anual - PCA.
Regularidade
O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.
Metodologia e Didática
Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.
Consultoria
Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.
Instrutores de alto nível
Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.
Certificação
Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.
Conteúdo Programático
1. O PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÃO E A CARACTERIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES
1.1 Previsão orçamentária e a necessidade de centralização das contratações
1.2 O PCA como ferramenta para evitar o fracionamento da despesa
1.3 O que é Parcelamento da contratação e como trazer segurança jurídica à estas contratações
1.4 Governança e Gestão de Riscos no PCA: como fazer.
1.5 O planejamento do artigo 18 da Lei 14.133/21 e o PCA: impactos e soluções
2. PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL
2.1 Necessidade ou obrigação: motivações legais para elaboração do PCA
2.2 Decreto Federal nº 10.947/2022
2.3 O PCA como ferramenta de organização das contratações
2.4 A Execução Orçamentária como base da elaboração do PCA
2.5 Onde publicar e como revisar o PCA - a obrigatoriedade da transparência na previsão das contratações
3. PCA NA PRÁTICA: COMO ELABORAR
3.1 Identificação das necessidades das contratações com base no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO)
3.2 Definição dos objetivos e objetos para a contratação
3.3 Estimar quantidades e valores: fontes e formas mais adequadas de elaborar
3.4 Previsão orçamentária e a estimativa da contratação
3.5 Planejamento no calendário: como estabelecer os prazos para as contratações
3.6 Revisão periódica, o quê observar
3.9 Centralização das contratações e a economia em escala
3.10 Relatório de execução do PCA
Cronograma
Dia 05/12 - Quinta-feira
Parte I - 08:30 às 12:00hrs
Parte II - 13:30 às 18:00hrs
Dia 06/12 - Sexta-feira,
Parte III - 08:00 às 12:00hrs
Palestrante
Carlos Tiago Jorge de Azevedo
• Consultor com mais de 16 anos de experiência com gestão pública municipal
• Mais de 2.000 horas de palestras sobre contratações públicas, controladoria e planejamento municipal
• Professor convidado da Assembleia Legislativa do Mato Grosso
• Já foi secretário de planejamento e desenvolvimento econômico
• Já foi chefe de gabinete na câmara municipal de Belo Horizonte
• Bacharel em Ciências Sociais pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), com ênfase em Ciência Política;
• Estudou Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Beira Interior - UBI - Covilhã - Portugal;
• Professor/Autor de Microfundamento: Gestão de Captação de Recursos e Investimentos - PUC-MG.
Baixar conteúdo completo
Dentro de um ambiente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão Online Ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Envie suas dúvidas para a equipe de suporte
Aulas gravadas disponíveis por 30 dias após o curso.
(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)
Informações:
(31) 2531-1776
Carga horária: 12 horas/atividade
Solicite o valor de investimento.
Nosso Setor Comercial:
(31) 2531-1776
Responsáveis:
Fernando Lemos - fernando.lemos@plenumbrasil.com
Débora Dos Santos - debora@plenumbrasil.com
Kelly Carolina - kelly@plenumbrasil.com
O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:
Plenum Gestão LTDA
Banco do Brasil
Agência: 3609-9
Conta Corrente: 39176-0
plenumgestaooficial@gmail.com
Inscreva-se agora!
*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.
Depoimentos
José Emi de Moura
Câmara Municipal Vespasiano
Fernando Maia
Câmara Municipal Sarzedo
Política de cancelamento
O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.
O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.
Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.
Dados da empresa e informações importantes
Razão Social: Plenum Gestão LTDA
Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033
CNPJ: 41.209.777/0001-48
Tels: 31 2531-1776, 31 2531-1750
Site: www.plenumbrasil.com.br
Solicite os documentos e demais informações para contratação.
E-mail: plenumgestaooficial@gmail.com
© 2015 Instituto Plenum Brasil - Todos os direitos reservados