CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:

Auditoria nos Processos Licitatórios:

Correção de Vícios Sanáveis e Estratégias para Evitar Apontamentos do Tribunal de Contas



12/12 e 13/12

FAZER INSCRIÇÃO BAIXAR O FOLDER

Local: Instituto Plenum Brasil

Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar Centro- Belo Horizonte/MG

Motivos para você participar deste treinamento

Conteúdo

Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Auditoria nos Processos Licitatórios: Correção de Vícios Sanáveis e Estratégias para Evitar Apontamentos do Tribunal de Contas

Regularidade

O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.

Metodologia e Didática

Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.

Consultoria

Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.

Instrutores de alto nível

Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.

Certificação

Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.

FAZER INSCRIÇÃO

Programação

Dia 12/12 - Quinta-feira, de 08:00 às 08:30hrs

Credenciamento e entrega dos materiais


Dia 12/12 - Quinta-feira, de 08:30 às 12:00hrs


Módulo I - Fundamentos da Auditoria em Licitações


1 - Conceitos Básicos de Auditoria e Controle Externo

. Introdução aos princípios de auditoria e o papel do controle externo nos processos licitatórios.

2 - Princípios Constitucionais das Licitações

. Estudo dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, aplicados aos processos de licitação.

3 - Normas Jurídicas Relacionadas às Licitações e Contratos

. Análise da legislação vigente, com ênfase na Lei 14.133/2021 e normas complementares.

4 - Tipos de Auditoria em Licitações: Interna e Externa

. Distinção entre auditorias internas e externas, seus objetivos e funções.

5 - Competências dos Tribunais de Contas no Controle das Licitações

. Funções e competências dos Tribunais de Contas no acompanhamento e fiscalização dos procedimentos licitatórios.

6 - Ciclo da Auditoria e Etapas de Fiscalização de Licitações

. Etapas que compõem o processo de auditoria: planejamento, execução, monitoramento e comunicação de resultados.



Dia 12/12 - Quinta-feira, de 13:00 às 17:30hrs


Módulo II  - Identificação e Correção de Vícios Sanáveis


1 - Vícios Sanáveis e Insanáveis: Definições e Impactos

. Diferenças entre os vícios sanáveis e insanáveis e suas consequências no processo licitatório.

2 - Diagnóstico de Vícios Comuns nas Licitações

. Identificação dos principais problemas encontrados nas licitações públicas, como falhas em documentações e no cumprimento de prazos.

3 - Procedimentos para Correção de Vícios Sanáveis

. Estratégias e práticas recomendadas para sanar vícios sem comprometer a licitação.

4 - Responsabilidade dos Agentes Públicos na Correção de Vícios

. Responsabilidade dos gestores e comissões de licitação em corrigir falhas antes da finalização do processo.

5 - Boas Práticas para Prevenção de Vícios nos Editais e Contratos

. Como construir editais e contratos que minimizem a ocorrência de vícios durante a fase de licitação.

6 - Exemplos Práticos de Casos de Correção de Vícios

. Apresentação de casos reais onde a identificação e correção de vícios sanáveis foi eficaz, garantindo a continuidade do processo.


Dia 13/12 - Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs


Módulo III  - Estratégias para Evitar Apontamentos dos Tribunais de Contas


1 - Planejamento de Licitações e Riscos Auditáveis

. Importância do planejamento adequado e como mitigar riscos auditáveis desde o início do processo.

2 - Compliance e Governança nas Licitações Públicas

. Aplicação de programas de compliance e mecanismos de governança para evitar apontamentos e irregularidades.

3 - Monitoramento Contínuo e Controle Interno

. Ferramentas e técnicas de monitoramento contínuo para garantir conformidade durante todas as etapas da licitação.

4 - Transparência e Publicidade nas Contratações Públicas

. A importância da transparência e publicidade para evitar falhas e irregularidades no processo licitatório.

5 - Relacionamento com o Tribunal de Contas: Cooperação e Transparência

. Estratégias de relacionamento proativo com os Tribunais de Contas, visando à prevenção de apontamentos.

6 - Auditorias Preventivas: Estruturas e Ferramentas

. Implantação de auditorias preventivas como mecanismo eficaz para evitar futuros apontamentos e garantir a conformidade com as normas.



Encerramento - 12:00





FAZER INSCRIÇÃO

Palestrante

Carlos Tiago Jorge de Azevedo

• Consultor com mais de 16 anos de experiência com gestão pública municipal

• Mais de 2.000 horas de palestras sobre contratações públicas, controladoria e planejamento municipal

• Professor convidado da Assembleia Legislativa do Mato Grosso

• Já foi secretário de planejamento e desenvolvimento econômico

• Já foi chefe de gabinete na câmara municipal de Belo Horizonte

• Bacharel em Ciências Sociais pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), com ênfase em Ciência Política;

• Estudou Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Beira Interior - UBI - Covilhã - Portugal;

• Professor/Autor de Microfundamento: Gestão de Captação de Recursos e Investimentos - PUC-MG.

Baixar conteúdo completo

Local de realização

Sede Instituto Plenum Brasil

Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar

Centro- Belo Horizonte/MG

CEP 30.160-031

(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)


Informações:

(31) 2531-1776

(31) 4003-4961

Carga horária: 12 horas/atividade

Material de apoio personalizado;

Certificado de participação.

Solicite o valor de investimento.

Nosso Setor Comercial:

(31) 2531-1776

Responsáveis:

Fernando Lemos - fernando.lemos@plenumbrasil.com

Débora Dos Santos - debora@plenumbrasil.com

Kelly Carolina - kelly@plenumbrasil.com


O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:


Plenum Gestão LTDA


Banco do Brasil

Agência: 3609-9

Conta Corrente: 39176-0




plenumgestaooficial@gmail.com


Inscreva-se agora!

FAZER INSCRIÇÃO

*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.

Depoimentos

José Emi de Moura

Câmara Municipal Vespasiano


Fernando Maia

Câmara Municipal Sarzedo

Política de cancelamento


O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.


O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.



Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.

Dados da empresa e informações importantes


Razão Social: Plenum Gestão LTDA

Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033

CNPJ: 41.209.777/0001-48

Tels: 31 2531-1776, 31 2531-1750

Site: www.plenumbrasil.com.br

Solicite os documentos e demais informações para contratação.

E-mail: plenumgestaooficial@gmail.com

Dúvidas? Chame no WhatsApp

WhatsApp

(31) 2531-1776

plenumbrasil.com.br

© 2015 Instituto Plenum Brasil - Todos os direitos reservados