CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:
Estruturação e Gestão do Controle Interno Municipal:
Conceitos, Práticas e Ferramentas
11/02 e 12/02
Motivos para você participar deste treinamento
Conteúdo
Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Estruturação e Gestão do Controle Interno Municipal: Conceitos, Práticas e Ferramentas
Regularidade
O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.
Metodologia e Didática
Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.
Consultoria
Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.
Instrutores de alto nível
Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.
Certificação
Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.
Programação
Dia 11/02 - Terça-feira, de 08:00 às 108:30hrs
Credenciamento e entrega dos materiais.
Dia 11/02 - Terça-feira, de 08:30 às 12:00hrs
MÓDULO I – Fundamentos e Organização do Controle Interno Municipal
• Sistema de Controle Interno Municipal:
Fundamento constitucional e aspectos conceituais.
Finalidades e benefícios para a gestão pública.
Organização e instrumentos de regulação da Unidade Central de Controle Interno (UCCI).
• Estrutura do Sistema de Controle Interno:
1 - Unidade Central de Controle Interno (UCCI):
a. Formas de composição.
b. Função exclusiva do controlador interno.
c. Garantias, responsabilidades, atribuições e competências.
d. Perfil desejável do controlador interno.
2 - Órgãos Setoriais de Controle Interno:
a. Estruturação de sistemas administrativos correspondentes.
b. Responsabilidades e competências do órgão setorial.
Dia 11/02 - Terça-feira, de 13:00 às 17:30hrs
MÓDULO II – Formas de Atuação do Controle Interno
• Atuação preventiva e diretiva:
a. Planejamento das atividades.
b. Papéis de trabalho e objetos de análise periódica.
c. Relatórios obrigatórios e seus prazos.
• Elementos essenciais de trabalho da UCCI:
a. Regimento interno.
b. Planejamento anual das ações de controle interno.
c. Manual de rotinas e procedimentos.
d. Instruções normativas.
Dia 12/02 - Quarta-feira, de 08:00 às 12:00hrs
MÓDULO III – Auditoria como Ferramenta de Controle Interno
• Normas aplicáveis à auditoria pública:
a. Relativas à atuação do auditor.
b. Relativas à pessoa do auditor.
c. Relativas à execução dos trabalhos de auditoria.
d. Relativas à opinião do auditor.
• Técnicas e procedimentos de auditoria:
a. Métodos de coleta de dados.
b. Procedimentos específicos para auditoria no setor público.
• Elaboração e apresentação de relatórios de auditoria:
a. Estruturação de pareceres e opiniões técnicas.
b. Relatórios como instrumentos de melhoria contínua.
Dia 12/02 - Quarta-feira, de 13:00 às 17:00hrs
MÓDULO IV - Planejamento e Relatórios no Controle Interno
• Plano Anual de Atividades do Controle Interno:
a. Estruturação e elaboração do plano.
b. Priorização de ações e cronogramas de execução.
• Relatório Anual de Atividades do Controle Interno:
a. Diretrizes para elaboração e análise.
b. Instrumento de prestação de contas e transparência.
• Checklist para a atuação do controle interno:
a. Estruturação de ações rotineiras e preventivas.
b. Verificação da conformidade das atividades com os marcos legais e normativos.
Encerramento - 17:00
Palestrante
Carlos Tiago Jorge de Azevedo
• Mestrando em Direito pela FDSM
• Consultor com mais de 17 anos de experiência com gestão pública municipal
• Mais de 3.500 horas de palestras sobre contratações públicas, controladoria e planejamento municipal
• Já foi secretário de planejamento e desenvolvimento econômico
• Já foi chefe de gabinete na câmara municipal de Belo Horizonte
• Bacharel em Ciências Sociais pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), com ênfase em Ciência Política;
• Estudou Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Beira Interior - UBI - Covilhã - Portugal;
• Professor/Autor de Microfundamento: Gestão de Captação de Recursos e Investimentos - PUC-MG.
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Local de realização
Sede Instituto Plenum Brasil
Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar
Centro- Belo Horizonte/MG
CEP 30.160-031
(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)
Informações:
(31) 2531-1776
(31) 4003-4961
Carga horária: 16 horas/atividade
Material de apoio personalizado;
Certificado de participação.
Solicite o valor de investimento.
Nosso Setor Comercial:
(31) 2531-1776
Responsáveis:
Fernando Lemos - fernando.lemos@plenumbrasil.com
Débora Dos Santos - debora@plenumbrasil.com
Kelly Carolina - kelly@plenumbrasil.com
O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:
Plenum Gestão LTDA
Banco do Brasil
Agência: 3609-9
Conta Corrente: 39176-0
plenumgestaooficial@gmail.com
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*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.
Depoimentos
José Emi de Moura
Câmara Municipal Vespasiano
Fernando Maia
Câmara Municipal Sarzedo
Política de cancelamento
O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.
O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.
Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.
Dados da empresa e informações importantes
Razão Social: Plenum Gestão LTDA
Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033
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