CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:

Fiscalização das Licitações e Contratos Administrativos pelo Legislativo Municipal

22/07 a 25/07

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Local: Sede Plenum

Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar Centro- Belo Horizonte/MG

Motivos para você participar deste treinamento

Conteúdo

Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Fiscalização das Licitações e Contratos Administrativos pelo Legislativo Municipal


Regularidade

O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.

Metodologia e Didática

Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.

Consultoria

Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.

Instrutores de alto nível

Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.

Certificação

Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.

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Conteúdo Programático

Dia 22/07 - Terça-feira, de 14:00 às 17:00hrs
Credenciamento e entrega dos materiais.



Dia 23/07- Quarta-feira, de 08:00 às 12:00hrs


Módulo I - Fundamentos da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) e o Papel Fiscalizador do Legislativo:


O Sistema de Contratações Públicas no Brasil

• Princípios da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021)

• Aplicabilidade da Lei: quem deve observar?

• Fases da contratação pública:

• Planejamento

• Seleção do fornecedor

• Execução contratual

• Atos administrativos, transparência, publicidade e controle social

• O Papel Fiscalizador do Poder Legislativo nas contratações públicas:

• Controle político-administrativo

• Instrumentos de acompanhamento e fiscalização

• O que fiscalizar nas diferentes fases da contratação

• Documentos e informações que o Legislativo pode exigir

• Casos práticos e exemplos de fiscalização bem sucedida


Consultorias Individuais e em grupos - 14:00 às 17:00hrs


Dia 24/07 - Quinta-feira, de 08:00 às 12:00hrs

Módulo II - Contratações Diretas, Atas de Registro de Preços, Caronas e os Pontos Críticos para Fiscalização


Contratação Direta:

Dispensa de Licitação

Inexigibilidade

Credenciamento

Documentos obrigatórios, hipóteses legais e riscos

Ata de Registro de Preços:

Funcionamento, validade, adesões (caronas) e cuidados

Limitações e fiscalização da adesão às atas

Adesão (Carona) em atas:

Riscos, ilegalidades mais comuns e pontos de controle

Principais fragilidades e erros nas contratações diretas e atas:

Falhas documentais

Ausência de pesquisa de mercado

Fracionamento indevido

Justificativas insuficientes

Como o Legislativo pode acompanhar, questionar e fiscalizar esses procedimentos

Ferramentas para identificação de indícios de irregularidades

Exemplos reais de autuações, apontamentos de Tribunais de Contas e responsabilizações



Consultorias Individuais e em grupos - 14:00 às 17:00hrs


Dia 25/07 - Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs


Módulo III - Regime Sancionatório da Lei nº 14.133/2021: Responsabilização de Fornecedores e de Agentes Públicos


O Regime Sancionatório na Nova Lei de Licitações

Sanções aplicáveis a fornecedores:

Advertência

Multas

Suspensão temporária

Declaração de inidoneidade

Hipóteses de aplicação e procedimentos para sanções

Responsabilização dos agentes públicos:

Infrações administrativas

Improbidade administrativa (Lei nº 8.429/1992)

Responsabilidade civil, penal e administrativa

Responsabilidade solidária e subsidiária

Papel dos Tribunais de Contas, Ministério Público e Poder Legislativo no controle e responsabilização

Como o Legislativo pode fiscalizar e acompanhar:

Execução dos contratos

Aplicação de sanções aos fornecedores

Ações de responsabilização dos agentes públicos

Estudo de casos e análise de decisões dos Tribunais de Contas e Judiciário

Boas práticas de prevenção e controle




Encerramento - 12:00

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Palestrante

Dr. Raphael Rodrigues


  • Doutor e Mestre em Direito Público pela UFMG.
  • Professor de Direito Administrativo/UFMG.
  • Consultor de diversos Órgãos Públicos.


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Local de realização

Sede Plenum

Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar

Centro- Belo Horizonte/MG

CEP 30.160-031

(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)


Informações:

(31) 2531-1776

(31) 4003-4961

Carga horária: 18 horas de aula

Material de apoio personalizado;

Certificado de participação.


Solicite o valor de investimento.

Nosso Setor Comercial:

(31) 2531-1776

Responsáveis:


Amanda Baroni - amanda@plenumbrasil.com


O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária.





Solicite informações no Setor Financeiro:


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*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.

Depoimentos

Antônio Pantaleão

Vereador


Rodrigo Cadeirante

Vereador

Política de cancelamento


O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.


O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.



Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.

Dados da empresa e informações importantes


Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033

Tels: 31 2531-1776, 31 2531-1750

Site: www.plenumbrasil.com.br

Solicite os documentos e demais informações para contratação.

E-mail: plenumgestaooficial@gmail.com; financeiro@plenumbrasil.com

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