CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:
Inteligência Artificial nas Licitações Públicas:
Curso prático de elaboração de DFD, ETP, TR, Mapa de Riscos e Editais com o uso de IAs
27/08 a 29/08
Motivos para você participar deste treinamento
Conteúdo
Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Inteligência Artificial nas Licitações Públicas: Curso prático de elaboração de DFD, ETP, TR, Mapa de Riscos e Editais com o uso de IAs
Regularidade
O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.
Metodologia e Didática
Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.
Consultoria
Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.
Instrutores de alto nível
Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.
Certificação
Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.
Programação
Dia 27/08 - Quarta-feira, de 13:00 às 13:30hrs
Credenciamento e entrega dos materiais
Dia 27/08 - Quarta-feira, de 13:30 às 17:30hrs
Módulo I – FUNDAMENTOS DA IA E DOCUMENTOS INICIAIS
1. Introdução à IA no Setor Público Municipal
• O que é (e como funciona) a Inteligência Artificial e sua aplicação no setor público
• Benefícios da automação para órgãos municipais
• Impacto da IA na produtividade e redução de erros
• Tipos de I.A.
• O que são “tokens” e como a “árvore de conteúdos” funciona na I.A.
• I.A. como “calculadora de probabilidades”
• “Engenharia de prompt”: as melhores respostas vêm apenas com as melhores perguntas
• Pontos de atenção: limites éticos, checagem de informações (“alucinação da máquina”), proteção de dados pessoais.
• Apresentação de diversos modelos de I.A.
• Explicação detalhada sobre como utilizar os modelos mais importantes disponíveis atualmente
• Panorama legal: Lei 14.133/21 e a modernização dos processos de compras e contratações
2. Documento de Formalização da Demanda (DFD) com IA
• Fundamentação legal: art. 18 da Lei 14.133/21
• Estrutura obrigatória do DFD: necessidade, resultados esperados e requisitos
• Como a IA identifica e formaliza demandas de forma padronizada
• Ferramentas disponíveis para automação do DFD
• Prática: Criação de DFD com I.A.
3. Estudo Técnico Preliminar (ETP)
• Base legal e suas exigências
• Elementos essenciais: “checklist de ouro”
• Descrição da necessidade da contratação
• Previsão no Plano de Contratações Anual
• Requisitos da Contratação
• Levantamento de mercado
• Estimativa de quantidade
• Estimativa de valor
• Descrição da solução como um todo
• Justificativas para o parcelamento (ou não)
• Demonstrativo dos resultados pretendidos
• Providências prévias a serem adotadas pela Administração
• Contratações correlatas
• Contratações interdependentes
• Impactos ambientais
• Posicionamento conclusivo
• Prática: Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares
com o uso de I.A.’s
Dia 28/08 - Quinta-feira, de 08:00 às 12:00hrs
Módulo II - TERMO DE REFERÊNCIA E GESTÃO DE RISCOS
1. Termo de Referência (TR) - Fundamentos e Estrutura
• Base legal
• Diferenças entre o Estudo Técnico Preliminar e o Termo de Referência
• Elementos essenciais: “checklist de ouro”
Definição de objeto
• Fundamentação da contratação
• Descrição da solução como um todo
• Requisitos da contratação
• Modelo de execução do objeto
• Modelo de gestão do contrato
• Critérios de medição e pagamento
• Forma e critérios de seleção do fornecedor
• Estimativas do valor da contratação
• Adequação orçamentária
• Padronização
• (Im)possibilidade de menção a marca específica
• Como a IA padroniza TRs mantendo especificidades locais
• Prática: Elaboração de Termo de Referência com uso de I.A.’s
2. Mapa de Riscos - Identificação e Avaliação Automatizada
• Gestão de riscos nas contratações: art. 22 da Lei 14.133/21
• Diferenças entre Matriz de Riscos e Mapa de Riscos
• (Des)necessidade do Mapa de Riscos
• IA na identificação de riscos: técnicos, financeiros, operacionais e legais
• Matriz automatizada: probabilidade, impacto e severidade
• Identificação de riscos com IA
• Ações mitigatórias e planos de contingência automatizados
• Responsabilidades e prazos para gestão de riscos
• Prática: Elaboração de Mapa de Riscos com o uso de I.A.’s
Dia 28/08 Quinta-feira, de 13:30 às 17:30hrs
Módulo III - EDITAIS E INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS
1. Estrutura Legal e uso da I.A. em Editais
• Fundamentos legais: arts. 40 a 42 da Lei 14.133/21
• Elementos essenciais: “checklist de ouro”
• Cláusulas gerais e específicas
• Descrição do objeto
• Especificações técnicas
• Critério de julgamento
• Informações para esclarecimentos
• Forma de realização da sessão
• Condições de participação
• Prazo de execução/entrega
• Condições de pagamento
• Garantias exigidas
• Sanções administrativas
• Critérios de habilitação
• Modelo de proposta
• Anexos
• Adequação para cenários distintos: pregão (presencial e eletrônico)
e concorrência
• Prática: Elaboração de edital para pregão eletrônico com o uso da I.A.’s
Dia 29/08 Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs
Módulo IV ATIVIDADE PRÁTICA (“HANDS ON”)
Consolidação do conteúdo e atividade prática
• Revisando e compreendendo o fluxo completo da fase preparatória
• Momento “hands on”: participantes elaboram peça da fase preparatória com o uso da I.A.
• Correção das atividades dos participantes em sala de aula
• Esclarecimento final de dúvidas
Encerramento - 12:00
Palestrante
Alexandre Amorim
• Advogado (OAB/ES nº 16.215);
• Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 18 anos;
• Ex-Assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência da Prefeitura Municipal de Vila Velha-ES (2018-2020);
• Ex-Assessor jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória-ES (2022-2023);
• Ex-Secretário-geral da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos-ES (2020-2022);
• Palestrante convidado do CONGREVES (Congresso Anual dos Vereadores do Estado do Espírito Santo);
• Integrante do corpo jurídico da ASCAMVES (Associação das Câmaras Municipais e Vereadores do ES);
• Instrutor na área de Gestão Pública com aproximadamente mais de 2.500 servidores em mais de 50 órgãos/entidades
municipais e estaduais capacitados.
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Local de realização
Sede Plenum
Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar
Centro- Belo Horizonte/MG
CEP 30.160-031
(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos)
Informações:
(31) 2531-1776
Carga horária: 16 horas/atividade
Material de apoio personalizado;
Certificado de participação.
Solicite o valor de investimento.
Nosso Setor Comercial:
(31) 2531-1776
Responsáveis:
Fernando Lemos - fernando.lemos@plenumbrasil.com
Kelly Carolina - kelly@plenumbrasil.com
O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária.
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*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.
Depoimentos
José Emi de Moura
Câmara Municipal Vespasiano
Fernando Maia
Câmara Municipal Sarzedo
Política de cancelamento
O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.
O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.
Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.
Dados da empresa e informações importantes
Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033
Tels: 31 2531-1776, 31 2531-1750
Site: www.plenumbrasil.com.br
Solicite os documentos e demais informações para contratação.
E-mail: plenumgestaooficial@gmail.com; financeiro@plenumbrasil.com
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