CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:
Planejamento Compras Públicas (Completo):
Plano Anual de Contratação, DFD, ETP, Termo de Referência, Projeto Básico e Pesquisa de Preços
de acordo com NLLC 14.133/21
16/08 a 18/08
Motivos para você participar deste treinamento
Conteúdo
Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Planejamento Compras Públicas (Completo):
Plano Anual de Contratação, DFD, ETP, Termo de Referência, Projeto Básico e Pesquisa de Preçosde acordo com NLLC 14.133/21.
Regularidade
O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.
Metodologia e Didática
Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.
Consultoria
Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.
Instrutores de alto nível
Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.
Certificação
Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.
Programação
Dia 16/08 - Quarta-feira, de 10:00 às 12:00hrs
Credenciamento e entrega dos materiais.
Dia 16/08 - Quarta-feira, de 13:30 às 17:30hrs
MÓDULO I – Nova Lei de Licitações - Fase Preparatória/Planejamento Das Contratações Públicas e Sua Importância
1.A Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC - Lei 14.133/2021 – aplicabilidade, objetivos e princípios;
2.Governança das contratações – Responsabilidade da alta administração – Novidades da Portaria Seges/ME nº 8.678/2021
3.As três fases do processo de contratação pública e a importância de uma visão sistêmica e coordenada dessas fases e do processo de contratação
4.Etapas do planejamento - Estudos preliminares - Gerenciamento de riscos - Termo de referência
5.Necessidade das especificações técnicas para estabelecimento de critérios de habilitação e julgamento de propostas (como definir e principais irregularidades).
6.Apontamentos do TCE-MG e TCU– Principais Problemas
Dia 17/08 - Quinta-feira, de 08:00 às 12:00hrs
MÓDULO II – Documentos do Planejamento – Documento de Formalização da Demanda, Estudo Técnico Preliminar.
1.Procedimentos iniciais – Documento de Formalização da Demanda
Objetivo
Departamento/agentes responsáveis
2.O plano de contratação anual;
3.Os impactos do DFD nos ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES (ETP) DE ACORDO COM A IN Nº 58/2022
4.A elaboração do ETP – Estudos técnicos preliminares – passo a passo.
5.Termo de referência, projetos básicos e projeto executivo (importância e conteúdo)
6.Pesquisa e estimativa de preços no TR e os levantamentos realizados no ETP
7. Estimativa, pesquisa e levantamento dos preços– Procedimento da IN Seges/ME nº 65/2021
8. Fontes de pesquisa de preço
9.Quantas pesquisas (cotações) devem ser realizadas?
10. Prazo do orçamento
11. Os preços estimado e máximo: média, mediana ou menor valor
12. Memoriais de cálculo o que são?
13. Especificidades dos estudos preliminares para terceirização
14. Especificidades para aquisição de bens - Como garantir a qualidade?
15. Alinhamento com o Planejamento estratégico;
Dia 17/08 - Quinta-feira, de 13:30 às 17:30hrs
MÓDULO III – Regulamentação do Plano de Contratação Anual e a Compatibilidade Orçamentária
1.Previsão legal e suas definições;
2.Aspectos normativos e práticos da elaboração do PCA;
3.Definição Plano de Contratações Anual – PCA, qual o objetivo?
4.PCA como instrumento de materialização do planejamento;
5.Plano de Contratação Anual enquanto ferramenta de Governança em atendimento ao art. 11 da Lei 14.133/2021
6.Itens necessários para elaboração do PCA;
7.A compatibilidade do PCA coma Lei Orçamentária Anual – LOA;
8.A necessidade da padronização no PCA;
9.A importância da PORTARIA INTERMINISTERIAL No 163, DE 4 DE MAIO DE 2001 para a elaboração do PCA;
10.A necessidade da utilização da PORTARIA Nº 448, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002 e o detalhamento das naturezas de despesas 339030, 339036, 339039 e 449052, na elaboração do PCA;
11.Necessidade de regulamentação do PCA.
Dia 18/08 - Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs
MÓDULO IV - Gerenciamento de Riscos
1.Planejamento sob a perspectiva da gestão de riscos e a Lei nº 14.133/2021Modos de disputa (aberto, fechado e combinado)
2.Processos Licitatórios eletrônicos e presenciais.
3.O que é gerenciamento de riscos?
4.Identificação do risco, probabilidade e impacto, definição de ações preventivas e de contingência e definição de responsáveis
5.Mapa de riscos nas compras e nos serviços
6.Matriz de alocação de riscos nas compras e nos serviços
7.Revisão do mapa de riscos - importante mecanismo de gestão contratual
8.Documentos e providências antes da elaboração do ETP e do Mapeamento de riscos
9.Falta do ETP e os impactos na construção do TR
10. Dispensa de elaboração do TR
11. Oficina de minutas de DFD, ETP, TR e Mapa de Riscos
Encerramento e entrega dos certificados - 12:00
Palestrante
Carlos Tiago
Baixar conteúdo completo
Local de realização
Nova Sede Instituto Plenum Brasil
Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar
Centro- Belo Horizonte/MG
CEP 30.160-031
(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)
Informações:
(31) 2531-1776
(31) 4003-4961
Carga horária: 16 horas/atividade
Material de apoio personalizado;
Certificado de participação.
Solicite o valor de investimento.
Nosso Setor Comercial:
(31) 2531-1776
Responsáveis:
Fernando Lemos - fernando.lemos@plenumbrasil.com
Denise Barros - denise@plenumbrasil.com
O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:
Instituto de Desenvolvimento Público Plenum Brasil LTDA-EPP
CEF(Caixa Econômica Federal)
CNPJ: 21.650.715/0001-60
Agência: 0094 | Operação: 003
Conta Corrente: 2849-2
21.650.715/0001-60
Inscreva-se agora!
*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.
Depoimentos
José Emi de Moura
Câmara Municipal Vespasiano
Fernando Maia
Câmara Municipal Sarzedo
Política de cancelamento
O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.
O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.
Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.
Dados da empresa e informações importantes
Razão Social: Instituto de Desenvolvimento Público Plenum Brasil LTDA - EPP
Endereço: Rua José Felix de Araújo, 20, sala 202, 30840-560
CNPJ: 21.650.715/0001-60
Tels: 31 2531-1776, 31 2531-1750
Site: www.plenumbrasil.com.br
Solicite os documentos e demais informações para contratação.
E-mail: cursos@plenumbrasil.com
© 2015 Instituto Plenum Brasil - Todos os direitos reservados