CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:

Planejamento Compras Públicas (Completo):

Plano Anual de Contratação, DFD, ETP, Termo de Referência, Projeto Básico e Pesquisa de Preços

de acordo com NLLC 14.133/21

16/08 a 18/08

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Local: (Nova Sede)

Instituto Plenum Brasil

Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar Centro- Belo Horizonte/MG

Motivos para você participar deste treinamento

Conteúdo

Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Planejamento Compras Públicas (Completo):

Plano Anual de Contratação, DFD, ETP, Termo de Referência, Projeto Básico e Pesquisa de Preçosde acordo com NLLC 14.133/21.

Regularidade

O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.

Metodologia e Didática

Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.




Consultoria

Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.

Instrutores de alto nível

Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.




Certificação

Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.

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Programação

Dia 16/08 - Quarta-feira, de 10:00 às 12:00hrs


Credenciamento e entrega dos materiais.


Dia 16/08 - Quarta-feira, de 13:30 às 17:30hrs


MÓDULO I – Nova Lei de Licitações - Fase Preparatória/Planejamento Das Contratações Públicas e Sua Importância


1.A Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC - Lei 14.133/2021 – aplicabilidade, objetivos e princípios;

2.Governança das contratações – Responsabilidade da alta administração – Novidades da Portaria Seges/ME nº 8.678/2021

3.As três fases do processo de contratação pública e a importância de uma visão sistêmica e coordenada dessas fases e do processo de contratação

4.Etapas do planejamento - Estudos preliminares - Gerenciamento de riscos - Termo de referência

5.Necessidade das especificações técnicas para estabelecimento de critérios de habilitação e julgamento de propostas (como definir e principais irregularidades).

6.Apontamentos do TCE-MG e TCU– Principais Problemas



Dia 17/08 - Quinta-feira, de 08:00 às 12:00hrs

           

MÓDULO II –  Documentos do Planejamento – Documento de Formalização da Demanda, Estudo Técnico Preliminar.


1.Procedimentos iniciais – Documento de Formalização da Demanda

Objetivo

Departamento/agentes responsáveis

2.O plano de contratação anual;

3.Os impactos do DFD nos ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES (ETP) DE ACORDO COM A IN Nº 58/2022

4.A elaboração do ETP – Estudos técnicos preliminares – passo a passo.

5.Termo de referência, projetos básicos e projeto executivo (importância e conteúdo)

6.Pesquisa e estimativa de preços no TR e os levantamentos realizados no ETP

7. Estimativa, pesquisa e levantamento dos preços– Procedimento da IN Seges/ME nº 65/2021

8. Fontes de pesquisa de preço

9.Quantas pesquisas (cotações) devem ser realizadas?

10. Prazo do orçamento

11. Os preços estimado e máximo: média, mediana ou menor valor

12. Memoriais de cálculo o que são?

13. Especificidades dos estudos preliminares para terceirização

14. Especificidades para aquisição de bens - Como garantir a qualidade?

15. Alinhamento com o Planejamento estratégico;

Dia 17/08 - Quinta-feira, de 13:30 às 17:30hrs


MÓDULO III – Regulamentação do Plano de Contratação Anual e a Compatibilidade Orçamentária


1.Previsão legal e suas definições;

2.Aspectos normativos e práticos da elaboração do PCA;

3.Definição Plano de Contratações Anual – PCA, qual o objetivo?

4.PCA como instrumento de materialização do planejamento;

5.Plano de Contratação Anual enquanto ferramenta de Governança em atendimento ao art. 11 da Lei 14.133/2021

6.Itens necessários para elaboração do PCA;

7.A compatibilidade do PCA coma Lei Orçamentária Anual – LOA;

8.A necessidade da padronização no PCA;

9.A importância da PORTARIA INTERMINISTERIAL No 163, DE 4 DE MAIO DE 2001 para a elaboração do PCA;

10.A necessidade da utilização da PORTARIA Nº 448, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002 e o detalhamento das naturezas de despesas 339030, 339036, 339039 e 449052, na elaboração do PCA;

11.Necessidade de regulamentação do PCA.


Dia 18/08 - Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs


MÓDULO IV -  Gerenciamento de Riscos


1.Planejamento sob a perspectiva da gestão de riscos e a Lei nº 14.133/2021Modos de disputa (aberto, fechado e combinado)

2.Processos Licitatórios eletrônicos e presenciais.

3.O que é gerenciamento de riscos?

4.Identi­ficação do risco, probabilidade e impacto, de­finição de ações preventivas e de contingência e defi­nição de responsáveis

5.Mapa de riscos nas compras e nos serviços

6.Matriz de alocação de riscos nas compras e nos serviços

7.Revisão do mapa de riscos - importante mecanismo de gestão contratual

8.Documentos e providências antes da elaboração do ETP e do Mapeamento de riscos

9.Falta do ETP e os impactos na construção do TR

10. Dispensa de elaboração do TR

11. Oficina de minutas de DFD, ETP, TR e Mapa de Riscos


Encerramento e entrega dos certificados - 12:00













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Palestrante

Carlos Tiago

  • Especialista em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental (CEAPPGG);
  • Bacharel em Ciências Sociais pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), com ênfase em Ciência Política;
  • Estudou Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Beira Interior - UBI - Covilhã - Portugal;
  • Professor/Autor de Microfundamento: Gestão de Captação de Recursos e Investimentos - PUC-MG.

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Local de realização

Nova Sede Instituto Plenum Brasil

Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar

Centro- Belo Horizonte/MG

CEP 30.160-031

(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)


Informações:

(31) 2531-1776

(31) 4003-4961

Carga horária: 16 horas/atividade

Material de apoio personalizado;

Certificado de participação.

Solicite o valor de investimento.

Nosso Setor Comercial:

(31) 2531-1776

Responsáveis:

Fernando Lemos - fernando.lemos@plenumbrasil.com

Denise Barros - denise@plenumbrasil.com


O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:


Instituto de Desenvolvimento Público Plenum Brasil LTDA-EPP



CEF(Caixa Econômica Federal)

CNPJ: 21.650.715/0001-60

Agência: 0094 | Operação: 003

Conta Corrente: 2849-2



21.650.715/0001-60


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*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.

Depoimentos

José Emi de Moura

Câmara Municipal Vespasiano


Fernando Maia

Câmara Municipal Sarzedo

Política de cancelamento


O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.


O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.



Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.

Dados da empresa e informações importantes


Razão Social: Instituto de Desenvolvimento Público Plenum Brasil LTDA - EPP

Endereço: Rua José Felix de Araújo, 20, sala 202, 30840-560

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