CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO:
Programa de Modernização da Câmara Municipal 2025:
Diretrizes para Presidentes, Mesas Diretoras, Vereadores, Assessoria Legislativa e Procuradorias
28/01 a 31/01
Motivos para você participar deste treinamento
Conteúdo
Neste curso, serão abordados os principais temas sobre Programa de Modernização da Câmara Municipal 2025: Diretrizes para Presidentes, Mesas Diretoras, Vereadores, Assessoria Legislativa e Procuradorias.
Regularidade
O Instituto Plenum Brasil já capacitou mais de 12 mil gestores públicos nos últimos 7 anos. Somos referência no ensino e possuímos todos documentos necessários para contratação com os órgãos públicos.
Metodologia e Didática
Adequamos o conteúdo teórico com a realidade diária dos participantes. Estudo de casos concretos, simulações e material de apoio.
Consultoria
Disponibilizamos para nossos participantes consultoria durante a realização dos nossos treinamentos e após o término do curso a equipe de instrutores do Instituto Plenum Brasil estará à sua disposição por 30 dias para esclarecimentos de dúvidas sobre o tema.
Instrutores de alto nível
Nosso corpo docente é formado por técnicos que, além de títulos, possuem vivência teórica e prática nos temas que ensinam.
Certificação
Nossos alunos, após exigência mínima de 75% de cumprimento da carga horaria, recebem o certificado de conclusão do curso.
Conteúdo Programático
Módulo I - Raio X da Estrutura Administrativa do Legislativo Municipal e o que pode ser Modernizado
1 - Diagnóstico Geral da Estrutura Administrativa do Poder Legislativo:
. Principais departamentos e suas funções.
. Identificação de gargalos e ineficiências administrativas.
. Revisão do organograma do poder legislativo
. Revisão do plano de cargos, carreiras e vencimentos (PCCV)
. Construção de indicadores de desempenho próprios
2 - Gestão Financeira e Orçamentária
. Gestão do duodécimo e orçamento do legislativo
. Dotações orçamentárias da câmara municipal
. Repasse à câmara municipal e deduções na base de Cálculo do repasse
. Organização e legalidade das emendas impositivas
. Estratégias para transparência e controle de gastos.
3 - Gestão das Diárias, Verbas Indenizatórias e de Gabinete
. Organização e modernização das diárias
. Verbas indenizatória
. Décimo terceiro?
. Terço de férias?
. Vale alimentação?
. Plano de saúde?
. Verbas de gabinete
> 14:00 às 17:00hrs - Consultoria e Atividade Prática de Diagnóstico da Estrutura Administrativa do Legislativo Municipal
Módulo II - Raio X da Estrutura Legislativa da Câmara e do Município e o que pode ser Modernizado:
1 - Diagnóstico do Arcabouço Legislativo:
. Avaliação da lei orgânica municipal: Pontos desatualizados e oportunidades de revisão.
. Análise do regimento interno da câmara: Possíveis adequações e modernizações
. Código de ética e decoro parlamentar
2 - Organização e Modernização do Processo Legislativo:
. Visão geral do processo legislativo municipal
. Possíveis modernizações do trâmite legislativo
. Elaboração de proposição legislativa e uso de ferramentas tecnológicas.
. Participação popular no processo legislativo
. Criação de mecanismos para audiências públicas e estratégias para engajamento comunitário.
3 - Fortalecimento das comissões permanentes e temporárias:
. O papel das comissões no trâmite legislativo
. Atribuições e estruturação de comissões mais eficazes.
. Modernizações para dinamizar os trabalhos legislativos.
> 14:00 às 17:00hrs - Consultoria e Atividade Prática de Diagnóstico da Estrutura Administrativa do Legislativo Municipal
Dia 31/01 - Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs
Módulo III - Criação de Programas na Câmara Municipal
1 - Programas de Transparência e Acesso à Informação:
. Criação e manutenção de portais de transparência.
. Programas educativos para a população sobre o papel do Legislativo.
2 - Gestão de Pessoas:
. Capacitação e valorização dos servidores legislativos.
. Ferramentas para otimizar a comunicação interna e externa.
3 - Programas de aproximação com a comunidade
. Estratégias para aproximar o legislativo da comunidade.
. Organização da estrutura da ouvidoria na câmara municipal
. Escola do legislativo
. Parlamento jovem
. Centro de atendimento ao cidadão
. Procuradoria da mulher
. Procon legislativo
. Políticas de acessibilidade
Encerramento - 12:00
Palestrantes
Dr. João Lembi
Dr. Raphael Rodrigues
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Local de realização
Sede Instituto Plenum Brasil
Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar
Centro- Belo Horizonte/MG
CEP 30.160-031
(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Instituto Plenum Brasil)
Informações:
(31) 2531-1776
(31) 4003-4961
Carga horária: 18 horas de aula
Material de apoio personalizado;
Certificado de participação.
Solicite o valor de investimento.
Nosso Setor Comercial:
(31) 2531-1776
Responsáveis:
Débora Dos Santos - debora@plenumbrasil.com
Kelly Carolina - kelly@plenumbrasil.com
O pagamento poderá ser efetuado via: boleto bancário, transferência, cheque ou dinheiro. Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:
Plenum Gestão LTDA
Banco do Brasil
Agência: 3609-9
Conta Corrente: 39176-0
plenumgestaooficial@gmail.com
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*Respeitamos as regras de prevenção ao CORONAVÍRUS. Atividades presenciais com capacidade reduzida, com controle de temperatura dos presentes, uso da máscara é obrigatório e disponibilização de álcool em gel nas dependências da empresa.
Depoimentos
Antônio Pantaleão
Vereador
Rodrigo Cadeirante
Vereador
Política de cancelamento
O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.
O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.
Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.
Dados da empresa e informações importantes
Razão Social: Plenum Gestão LTDA
Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033
CNPJ: 41.209.777/0001-48
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