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Local: Sede Plenum


Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204

2° andar - Centro -BH/MG

SOBRE O SEMINÁRIO

Transformando a Gestão de Contratações com Tecnologia e Eficiência.


A revolução digital já é uma realidade na administração pública, e a Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma ferramenta essencial para modernizar os processos licitatórios. A crescente complexidade das contratações exige soluções inovadoras para garantir transparência, eficiência e segurança jurídica.


Pensando nisso, o Seminário Inteligência Artificial nas Licitações Públicas foi desenvolvido para capacitar gestores, assessores e profissionais da área de compras públicas a utilizarem IA na fase de planejamento das contratações, otimizando a análise de dados, a elaboração de documentos técnicos e a gestão de riscos.


Com uma abordagem prática e orientada à aplicação no dia a dia, este evento ensinará o uso de ferramentas como ChatGPT e Copilot na estruturação de documentos essenciais, garantindo contratações mais seguras e eficazes.

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Conteúdo Programático

Dia 23/04 - Quarta-feira, de 13:00 às 13:30hrs


Credenciamento e entrega dos materiais.



Dia 23/04 - Quarta-feira, de 13:30 às 17:30hrs


> Painel I - Inteligência Artificial Aplicada às Compras Públicas


• O que é Inteligência Artificial e qual o impacto nas licitações

• Como acessar o ChatGPT e o Copilot

• Funcionamento do ChatGPT e do Copilot

• Diferenças entre a versão paga e a gratuita

• Peculiaridades de cada fer ramenta

• Como criar um prompt que realmente me ajude na elaboração dos artefatos

MOMENTO MÃO NA MASSA



Dia 24/04 - Quinta-feira, de 08:00 às 12:00hrs


> Painel II - Criando um ETP com o ChatGPT e com o Copilot



• Descrição da necessidade da contratação

• Demonstração da previsão da contratação no plano de contratações anual

• Requisitos da contratação

• Estimativas das quantidades para a contratação

• Levantamento de mercado

• Estimativa do valor da contratação

• Descrição da solução como um todo

• Justificativas para o parcelamento ou não da contratação

• Demonstrativo dos resultados pretendidos

• Providências a serem adotadas pela Administração previamente à celebração do contrato

• Contratações correlatas e/ou interdependentes

• Descrição de possíveis impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras

• Posicionamento conclusivo sobre a adequação da contratação

* Será escolhido um objeto sugerido pela turma



Dia 24/04 - Quinta-feira, de 13:30 às 17:30hrs


> Painel III - Criando um Mapa de Riscos com o ChatGPT e com o Copilot



• Definição dos ambientes interno e externo

• Identificando os riscos

• Técnica What if

• Diagrama de Ishikawa

• Análise dos Riscos

• Probabilidade e Impacto

• Nível de Risco

• Definição de prioridades no tratamento dos riscos

• O que fazer com os riscos analisados

• Definição do plano de tratamento dos riscos



Dia 25/04 - Sexta-feira, de 08:00 às 12:00hrs


> Painel IV - A Inteligência Artificial nos processos licitatórios e seus reflexos



• A interferência da IA na tomada de decisões;

• Indução ao erro: quem responsabilizar?

• Quando a IA traz inovação ou cópia: a necessidade da avaliação humana;

• Tecnologias usadas pelo TCE na promoção da transparência e proteção do patrimônio público;

• O exemplo do Suricato

• Sugestão de ferramentas de gestão e IA para a administração




Encerramento - 12:00





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Palestrantes



Rafael Mota

Rafael Mota

Especialista em licitações com mais de 17 anos de experiência dedicados ao aprimoramento de processos de contratação e governança em organizações públicas. Pós-Graduado em Gestão Pública pelo IBMEC e em Business Intelligence & Analytics pela Conquer Business School, além de ser certificado em Liderança pela Dale Carnegie e em Governança, Riscos e Compliance pela KPMG. Autor de artigos e livros na área de Licitações, Gestão e Governança. Já atuou na Central de Compras do Ministério da Economia.








Pedro Azevedo

Pedro Azevedo

Diretor de Inteligência do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Mestre em Administração Pública pela Escola de governo da Fundação João Pinheiro (2017). Pós graduado em Direito Público pela Universidade Gama Filho (2013). Advogado. Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Coordenador de Fiscalização da Macrogestão Governamental do Estado de Minas Gerais (2019 – 2020). Professor de graduação, pós-graduação e de cursos preparatórios para concursos públicos nas disciplinas Orçamento Público, Direito Financeiro e Direito Administrativo.







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Local de realização

Sede Plenum

Rua Espírito Santo, 1204 - 2° andar

Centro- Belo Horizonte/MG

CEP 30.160-031

(Solicite as listas os hotéis parceiros com tarifas especiais para participantes de cursos do Plenum)


Informações:

(31) 2531-1776

(31) 4003-4961

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Política de cancelamento


O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor para custeio do material utilizado, e a vaga não preenchida no curso, exceto se houver o cancelamento até 72 horas antes da data de início programada.


O Instituto Plenum Brasil reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.



Atenção: Confirme, previamente, a realização do curso antes de efetuar a compra de passagens aéreas e o pagamento da hospedagem.

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Endereço: Rua Espírito Santo, n° 1204, 2° andar - sala 1 - Bairro Lourdes - BH/MG - CEP: 30.160-033

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